O PJeOffice Pro é um software disponibilizado gratuitamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acesso ao PJE via certificado digital e assinatura eletrônica de documentos.
É destinado tanto ao público interno (servidores e Membros do Poder Judiciário) quanto ao público externo (advogados, procuradores, defensores públicos, membros do Ministério Público, peritos, tradutores, intérpretes, etc).
Em 2023, o PJeOffice ganhou uma atualização de versão denominada PJeOffice Pro .
Além de continuar realizando todas as funções já existentes de acesso ao sistema PJe, o PJeOffice Pro foi enriquecido com "funções de escritório", melhorias de usabilidade, eficiência, estabilidade e segurança, dentre as quais destacamos:
Arquivos de vídeo
Capacidade de dividir arquivos de vídeo (por exemplo, a cada 90MB, facilitando o protocolo nos sistemas processuais), bem como de otimizar o tamanho dos arquivos, converter para webm, extração de áudios, etc.
Arquivos PDF
Capacidade de dividir PDFs (por exemplo, a cada 10MB, facilitando o protocolo nos sistemas processuais), bem como de unir arquivos PDF e assinar PDFs com certificado digital, dentre outras funcionalidades.
Configuração de certificados
Mais facilidade para configurar certificados, seja do tipo A1 (arquivo no computador), A3 (token/smart cards/HSM núvem) além de integração com repositório de certificados do seu sistema operacional Microsoft Windows.
Ampla compatibilidade
O PJeOffice Pro funciona em computadores com Windows (32/64 bits), Linux (32/64 bits) e macOS (incluindo compatibilidade com os chips Intel, Apple Silicon M1 e posteriores). É compatível com a maioria dos modelos de token/smart cards do mercado.
A ferramenta é atualmente desenvolvida no âmbito do CNJ em grupo de trabalho sob a coordenação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Quanto às funções de PDF e de vídeos, o PJeOffice Pro foi desenvolvido para conseguir lidar com arquivos PDF e vídeos MP4 de tamanhos significativamente incomuns (da ordem de gigabytes) sem sujeitar os usuários a erros de falta de memória (ou minimizá-los) ou criação "descontrolada" de arquivos temporários em seu ambiente.
Ainda que existam ferramentas online para lidar com estes problemas, o uso delas exige fazer upload e download dos arquivos manuseados para servidores de terceiros, o que pode ser indesejado sobretudo para PDFs e vídeos de processos sigilosos.
Com o PJeOffice Pro, estas operações de divisão e união de PDFs e vídeos são feitas na própria máquina do usuário, e com uma velocidade maior, já que não exige fazer o upload e download dos arquivos para a internet.
Créditos necessários 15, Visto 107 vezes, Baixado 42 vezes, Tamanho 5.22mb, Verificado